quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aperfeiçoamento para Injetoras Plásticas

A WEG apresenta solução para a eficiência energética dos motores elétricos de máquinas injetoras de plásticos pensando, inclusive, na qualidade dos produtos finais.
 
 
 
Além de melhorar o rendimento global do equipamento, a solução WEG torna o processo mais inteligente, já que o consumo de energia passa a ser proporcional à sua real necessidade.
 
Para elevar a produtividade e reduzir o consumo energético das injetoras plásticas, a WEG traz ao mercado uma alternativa inovadora: a combinação do conjunto motor eficiente e do inversor de frequência. Além de melhorar o rendimento global do equipamento, a solução torna o processo mais inteligente, já que o consumo de energia passa a ser proporcional à sua real necessidade. Nas injetoras plásticas convencionais, os motores elétricos são responsáveis por cerca de 80% do consumo de energia do equipamento.

A característica não “intrusiva” - que dispensa modificações mecânicas ou alterações da concepção original de controle das máquinas - é outra vantagem. Assim, as alterações se limitam apenas ao acionamento do motor elétrico e à utilização de sinais elétricos já existentes das válvulas proporcionais de vazão e pressão. Os sinais são interpretados em uma programação desenvolvida para os ciclos de injeção (exclusivo WEG), sendo que o tempo do ciclo não é alterado, garantindo a qualidade do produto final.
 
Com a aplicação simplificada da solução WEG nas injetoras, os principais resultados são a economia de 50% de energia e a redução da temperatura do óleo devido ao menor tempo de recirculação. A empresa Tigre Tubos e Conexões, de Joinville/SC, aplicou a solução e obteve bons resultados. O principal deles é a grande redução do consumo de energia. “Conseguimos também aumentar a vida útil das bombas hidráulicas, do óleo hidráulico e dos rolamentos e reduzir a emissão de ruído”, conta Fabiano Fuck, gestor do projeto de Eficiência Energética na Tigre.
 
A programação para a eficiência energética requer alguns equipamentos, tais como motor de alta eficiência, inversor de frequência CFW11, resistor de frenagem e transdutor de sinal (para os casos em que os sinais das válvulas proporcionais são incompatíveis com os permitidos pelo inversor de frequência.
 
Conheça mais sobre as soluções WEG para extrusoras e injetoras através do link abaixo:
http://www.weg.net/extrusoraseinjetoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário